Centro Social Abel Varzim | Infância – Alimentação
15793
page,page-id-15793,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,boxed, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive
 

Infância: Alimentação

Comer Bem desde Pequenino

É bom experimentar novos sabores e novas texturas, desde pequenino

A alimentação é o resultado de um conjunto de escolhas que fazemos entre os alimentos que temos disponíveis e aqueles que preferimos. Para que esta escolha seja o mais variada possível é importante contactarmos, desde cedo, com uma grande variedade de legumes, frutas, carne, peixe e cereais.

Quanto mais cedo a criança tiver oportunidade de experimentar todos os alimentos, menos relutância apresentar em enfrentar o desafio. E como em todas as áreas do desenvolvimento da criança, ela aprende por imitação, a alimentação não é exceção. Se uma criança vê os pais a colocar os legumes na “beira do prato” é provável que, numa fase inicial do seu desenvolvimento, também o faça.

A nossa escola tem, assim, um papel desafiador face à alimentação: propor à criança uma alimentação variada em sabores e texturas.

No final do percurso da criança pela nossa escola queremos que tenha adquirido as seguintes competências ao nível da alimentação:

  1. Ter uma atitude positiva perante os alimentos e os momentos de alimentação;
  2. Perceber a necessidade de uma alimentação variada em cores, sabores e texturas;
  3. Compreender a associação entre alimentação e saúde;
  4. Ser autónoma nos momentos de refeição.
Vamos Comer o Arco-Íris

É importante educarmos as crianças para uma Alimentação Saudável.

Não espere que o seu filho chegue à Escola do 1º ciclo.

Os bons hábitos alimentares devem criar-se muito cedo, logo a partir dos 6 meses. Vamos, em conjunto, fazer um Plano Alimentar para as crianças comerem muito bem (sopa, prato principal, salada, e sobremesa).

Comer bem também significa comer legumes e frutas. São alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, indispensáveis para uma boa saúde. Há uma regra simples de seguir. Devemos comer alimentos de todas as cores (branca-bege, amarelo-laranja, verde, vermelha e azul-roxo). Vamos, por isso, comer o Arco-íris, em conjunto, pais e filhos, para  comermos e vivermos melhor, de uma forma saudável e divertida!

Infância: Outros Links

 

Saber Escolher

 

Pedagogia

 

Alimentação

 

Atividades

 

Salas

 

Galeria