Centro Social Abel Varzim | Infância – Pedagogia
15721
page,page-id-15721,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,boxed, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive
 

Infância: Pedagogia

Pedagogia

No Centro Social Abel Varzim praticamos uma pedagogia intencional.

Quatro componentes são essenciais:

– As estratégias metodológicas;

– O perfil e preparação da equipa educativa;

– O ambiente criado através de uma conceção adequada do espaço;

– Uma gestão organizativa de qualidade – a chamada cultura interna.

Tudo isto, num quadro de uma relação aberta e permanente com a família.

A equipa educativa contextualiza a sua prática pedagógica numa perspetiva construtivista, em que a criança se desenvolve através das interações que realiza com o meio.

A criança é potenciadora do seu conhecimento agindo no meio em que vive, desta forma, o ambiente onde a criança se desenvolve é um fator importante para o seu desenvolvimento.

Projeto Educativo
Linhas Metodológicas
Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta pedagógica que permite à Equipa Educativa observar, registar e avaliar as competências que cada criança necessita adquirir a cada ano escolar.

Este instrumento, disponibilizado na forma de documento, surge como forma de evidenciar as necessidades individuais de cada criança.

No dia-a-dia, utilizamos este documento para registar as conquistas de cada criança e para delinear novas metas para o seu desenvolvimento.

Os pais participam na elaboração deste documento, aquando da reunião de início de ano e sempre que considerarem necessário. No final do ano, na reunião individual dos pais com a Equipa Educativa realiza-se a avaliação da criança e do trabalho desenvolvido.

Relação com a Família

Na nossa Creche, Jardim de Infância e CATL, os pais são os primeiros educadores.

Queremos criar com as famílias uma relação de proximidade, atenção, confiança e parceria. Há algumas estratégias que criamos e às quais damos continuidade para promover essa relação:

  •       Acesso livre à sala do filho, a qualquer hora do dia;
  •       Experiências educativas de escola para pais e filhos;
  •       Sala das mães para amamentação;
  •       Escola de pais e formação parental;
  •       Contactos diários e reuniões individuais com pais;
  •       Estabilidade da Equipa Educativa com pessoas de referência
Importância do Terceiro Educador

Quem é o terceiro Educador?

 

Educar e proporcionar desafios de aprendizagem às crianças é o maior desafio da nossa escola. Os pais, enquanto primeiros educadores, confiam os seus filhos à escola porque acreditam que aqui terão experiências educativas que os farão crescer e evoluir. Os profissionais de educação têm um papel fundamental na riqueza das experiências que proporcionam às crianças com quem trabalham.

Já temos dois educadores fundamentais, então qual é o terceiro?

O terceiro educador é o espaço onde a criança desenvolve as suas atividades. O espaço é planeado e organizado pelos educadores de forma a criar o “maior número possível de oportunidades de aprendizagem pela ação e exerçam o máximo controlo possível sobre o ambiente”(in Educar a Criança).

A sala, o recreio, os espaços comuns e todas as áreas em que a criança trabalha são agentes indiretos de ensino-aprendizagem. Por essa razão, na nossa escola, os espaços são alvo constante de planeamento, estruturação e reestruturação para continuarem a ser atraentes e estimulantes para a criança.

Infância: Outros Links

 

Saber Escolher

 

Pedagogia

 

Alimentação

 

Atividades

 

Salas

 

Galeria