Quando a família não tem possibilidades de cuidar do idoso em sua casa, necessita de uma resposta que corresponda às suas expetativas e desejos.
Estes familiares pretendem uma solução de qualidade.
É importante que, na altura de escolher, a família e o próprio idoso, possam conhecer as diversas respostas possíveis e que sejam devidamente esclarecidos sobre o funcionamento do Centro de Dia. Conhecer as várias possibilidades irá ajudar numa escolha que se pretende esclarecida e confiante.
No Centro Social Abel Varzim dedicamos toda a atenção à família.
Convidamos-vos para uma visita e propomos que o idoso possa passar uma tarde ou um dia connosco, sem compromisso, para que conheça melhor o dia a dia na nossa casa.
O Centro de Dia do Centro Social Abel varzim tem capacidade para 20 pessoas.
Este Centro de Dia para pessoas seniores apresenta-se como uma resposta altamente útil para os idosos que, embora tendo uma boa retaguarda familiar, procuram uma forma de se sentir acompanhados e ativos, enquanto os familiares trabalham.
O Centro Social Abel Varzim assegura, entre outros serviços, transporte, alimentação, higiene pessoal e participação em todas as atividades dirigidas à terceira idade.
Cuidamos de Si em Sua Casa
O Centro Social Abel Varzim está preparado para assegurar um serviço de qualidade a 25 utentes no âmbito do Serviço de Apoio ao Domicílio (SAD).
Alimentação, higiene pessoal, higiene habitacional, tratamento de roupa, reabilitação e animação são os principais serviços prestados.
Os utentes de SAD são frequentemente convidados a participar em atividades lúdicas inseridas no plano anual de atividades para a terceira idade.
O Serviço de Apoio Domiciliário é assegurado por duas equipas de pessoas experientes e com formação na área do apoio a idosos.
A integração no Centro de Dia e Serviço de Apoio ao Domicílio depende de uma inscrição prévia.
No caso do Centro de Dia, logo no primeiro contacto, o idoso e a família são convidados para uma visita às instalações. É preenchido o formulário de inscrição durante uma entrevista com o técnico responsável pela resposta social.
Quando se verificar a existência de vaga para aquele idoso, é feita uma avaliação na sequência de um estudo multidisciplinar que vai preparar a entrada para o Centro de Dia.
Relativamente ao Serviço de Apoio ao Domicílio, após a inscrição, a equipa técnica faz uma visita a casa do idoso, avalia as condições de vida do utente, as suas necessidades e potencialidades e, a partir daí, define-se um plano de cuidados adequado às necessidades da pessoa idosa.
O Plano Individual de Intervenção (PII) é uma ferramenta que tem por objetivo orientar o trabalho da equipa que acompanhará a pessoa idosa.
Para a elaboração deste documento é realizada uma reunião interdisciplinar na qual a pessoa idosa ou sua família (quando por alguma razão o idoso não tem capacidade para participar) é convidada a estar presente e a dar o seu contributo.
É elaborado anualmente ou sempre que se verifique uma mudança do estado da pessoa idosa que justifique, e revisto semestralmente de forma a assegurarmos que estamos a direcionar toda a atenção às necessidades reais do cliente.
No momento de recolher os dados sobre as necessidades, os problemas ou os pontos fortes da pessoa idosa (avaliação), temos em conta a sua componente psicológica/afetiva, cognitiva, social, funcional e de saúde, e com base nesta avaliação multidimensional, são planeadas intervenções que nos permitam atingir as metas traçadas.
Todo este processo é realizado com o idoso e sempre tendo em conta o seu percurso de vida, as suas motivações e expetativas.
Todos sabemos o que número de seniores e a esperança média de vida está a crescer, e com eles surgem também as dependências, ou seja a necessidade de apoio de outrem para a realização de atividades básicas e instrumentais e vida diária como alimentação, higiene, medicação, acompanhamento a serviços de saúde, bancos, entre outros.
No Centro Social Abel Varzim cuidar de uma pessoa é muito mais do que suprimir necessidades, é saber acolher e acarinhar, é saber estar, é saber ouvir, é promover a autonomia, é motivar e estimular, é respeitar os seus desejos e a sua intimidade, é olhar nos olhos, é chamar pelo nome, é sorrir dia após dia como se fosse o primeiro!
No Centro Social Abel Varzim ficamos orgulhosos em mostrar a nossa casa.
As portas estão sempre abertas para acolher quem nos quer conhecer ou tornar-se nosso amigo.
Antes de qualquer inscrição gostamos de convidar as pessoas a entrar e a conhecer quem somos.
Depois de visitar o Centro Social Abel Varzim irá certamente ficar surpreendido e irá querer voltar e trazer um amigo.