Centro Social Abel Varzim | Setor Social – Banco Alimentar
15841
page,page-id-15841,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,boxed, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive
 

Setor Social: Banco Alimentar

Diagnóstico e Acompanhamento de Famílias

Apoiamos e acompanhamos cerca de 50 famílias.

A entrega dos bens alimentares é mensal. A inclusão de famílias respeita o procedimento que a instituição adotou desde 2012, e uma avaliação social rigorosa e partilhada. Neste momento as organizações sociais do Concelho que têm Banco de Alimentos partilham informação dos agregados na Plataforma da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, de forma a não haver suplicação de apoios institucionais.

Ao nível dos encaminhamentos são várias as entidades que o fazem, Segurança Social, Serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Juntas de Freguesias, Hospitais e outras entidades do sector social.

Horário de Atendimento

O horário de atendimento destinado ao Banco Alimentar é de segunda a sexta, das 9h00 às 16h, no Serviço Psicossocial da instituição.

O Banco Alimentar

O Banco Alimentar é um serviço que luta contra o desperdício, recuperando excedentes alimentares, para os levar a quem tem carências alimentares, mobilizando pessoas e empresas, que a título voluntário, se associam a esta causa.

O Centro Social Abel Varzim é parceiro do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga desde 2008. Esta parceria tem como objetivo não só a organização das campanhas mas também a distribuição mensal de bens alimentares e acompanhamento de 50 famílias beneficiárias das nove freguesias que correspondem geograficamente à CSIF – Poente da Franqueira.

Para a nossa instituição este protocolo com o Banco Alimentar tem sido crucial, considerando que vivemos numa altura em que as famílias passam por graves dificuldades económicas. Tem sido um instrumento no combate à pobreza e potenciador de mudança, visto que o acompanhamento das famílias vai para além da mera entrega de bens alimentares, orientando muitas vezes as famílias a outros níveis, nomeadamente ao nível socioprofissional.

Esta parceria estende-se às campanhas de recolha (duas por ano), em que instituição mobiliza cerca de cem voluntários para esta causa. Para além do voluntariado isolado, a colaboração das Associações de Jovens e Agrupamentos de Escuteiros tem sido fundamental, dada a capacidade de mobilização que têm. Os voluntários ajudam nas recolhas feitas nas superfícies e em toda a logística que envolve uma campanha desta dimensão.

O que posso fazer para ajudar?

Seja voluntário! Ajude na elaboração e distribuição dos cabazes alimentares. Para isso, ofereça 2 dias do seu mês (consoante a sua disponibilidade) a esta causa social. Colabore também nas campanhas de recolha de alimentos, que se realizam duas vezes por anos.

Setor Social: Outras Secções

 

Serviço de Atendimento e A.S.

 

Banco Alimentar

 

Cantina Social

 

Loja Social

 

Formação

 

Projetos Sociais