Centro Social Abel Varzim | Infância – Saber Escolher
14833
page,page-id-14833,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,boxed, vertical_menu_transparency vertical_menu_transparency_on,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive
 

Infância: Saber Escolher.

Uma Importante Escolha na Vida do Seu Filho

Escolher a escola de um filho é um passo importante na vida de uma família.

São vários os fatores que motivam os pais a procurarem uma creche, um jardim-de-infância ou um CATL para o seu filho.

A necessidade de procurar uma solução de qualidade enquanto os pais trabalham e a vontade de que o seu filho tenha experiências educativas e sociais que lhe permitam enriquecer o seu desenvolvimento enquanto pessoa são duas das principais motivações.

Se chegou o momento para si e para a sua família de fazer esta escolha, faça-a de forma esclarecida e confiante.

Sugerimos que visite algumas escolas e que em cada uma faça muitas perguntas. Assim poderá ter a certeza que tomou uma decisão bem ponderada.

Estamos convictos que o Centro Social Abel Varzim vai ao encontro das suas expectativas.

Creche

Destinada a crianças até aos 3 anos, a nossa creche pauta-se pela elevada qualidade, quer no cuidado com as crianças, quer na pedagogia aplicada a cada uma das idades. Na creche, importa garantir que as experiências e rotinas diárias da criança asseguram a satisfação das suas necessidades (necessidades físicas, de afeto, de segurança, de reconhecimento, de se sentir competente, de significados e de valores).

De forma a podermos desenvolver uma intervenção de qualidade definimos um conjunto de princípios que, sendo espelhos da identidade educativa do Centro Social Abel Varzim, nos ajudam a reger a nossa prática.

Estes princípios centram-se numa pedagogia de descoberta, onde a aprendizagem é perspetivada como um processo de ação, no qual a criança age e interage com o mundo que a rodeia, de forma a aprender com a sua própria ação e construindo o seu conceito de realidade, que vai sendo, cada vez mais elaborado.

A aprendizagem ativa estimula a imaginação e influencia positivamente a autoestima, incentiva a criança a ter uma boa imagem de si própria. Esta aprendizagem é apoiada pelo processo planear-fazer-rever, no qual a criança assume um papel ativo, participando, colaborando e manifestando os seus interesses, exercitando a sua iniciativa e autonomia.

É necessário dar liberdade e tempo para que a criança possa experimentar, comparar, estar com os outros e descobrir o meio que a envolve numa educação orientada para sentir, ser e estar.

Jardim de Infância

No Jardim de Infância, uma das principais intenções é garantir uma resposta educativa adequada, ajustada, abrangente, globalizante e integradora, que assegure o desenvolvimento feliz e equilibrado de cada criança (quer a nível físico, emocional, cognitivo e social), proporcionando à criança uma descoberta progressiva da sua identidade pessoal e contribuindo para a sua integração no meio que a rodeia.

Tendo em consideração e respeitando cada criança como ser individual, com ritmos, interesses e necessidades completamente distintos, outra pretensão é respeitar a individualidade, os ritmos de aprendizagem e desenvolvimento de cada criança.

Além disso, de forma a contribuir e garantir o saber viver em/na sociedade, é fundamental sensibilizar as crianças para a importância da socialização, colaborando para o enriquecimento da sua vida em sociedade.

Assim, é importante sensibilizá-las para as questões estéticas – cultura e fruição da natureza, bem como para manifestações culturais, no contacto com diferentes formas de expressão.

Devemos incutir nas crianças o respeito pela diversidade dos outros e promover uma educação que desenvolva a sua capacidade de confrontar o seu ponto de vista, de ser cooperante, participativa, justa e livre.

Para além das intenções previamente descritas, pretendemos com o desenvolvimento do nosso trabalho, proporcionar um ambiente de alegria, otimismo e harmonia, de forma a criar modelos positivos e enriquecedores, onde as crianças se sintam felizes e realizadas.

ATL

O CATL é um serviço socio-educativo que recebe crianças a partir dos 6 anos de idade.

A Equipa Educativa das salas de CATL é formada por professores de diferentes áreas e auxiliares de ação educativa, que diariamente recebem as crianças e as suas famílias de forma a responder às suas necessidades.

O espaço do CATL está preparado para receber cada criança de forma a estimular o seu progressivo desenvolvimento.

As atividades são desenvolvidas de acordo com as necessidades reveladas pelas crianças e pela sua família e dividem-se entre atividades de estudo e atividades lúdico-pedagógicas.

O objetivo principal do CATL é, em parceria com a escola e a família, estimular o desenvolvimento harmonioso da criança.

Inscrições

Para frequentar a Creche, o Jardim de Infância e o CATL, cada família deve fazer uma inscrição prévia do seu filho, no Gabinete de Atendimento.

No momento da inscrição, a família é convidada a conhecer a nossa escola. Durante a visita são-lhe dadas algumas informações sobre o nosso funcionamento e esclarecidas as dúvidas colocadas pela família.

Depois de preenchida a ficha de inscrição é solicitada, aos pais, alguma documentação para fazer a simulação da mensalidade (declaração de IRS, últimos recibos de vencimento do pai e da mãe, comprovativos de despesas de habitação ou outras relevantes).

Horário de Funcionamento

Os Serviços da Infância do Centro Social Abel Varzim funcionam todo o ano, de Setembro a Agosto, dentro do seguinte horário:

Creche e o Jardim de Infância e CATL funcionam entre a 7h30 e as 19h30.

Mensalidades

A frequência dos serviços de apoio à família da Creche, Jardim de Infância e CATL é comparticipada pela família, de acordo com as orientações nacionais em vigor.

O cálculo da mensalidade tem em conta a situação económica de cada família, ponderando os fatores de rendimentos, despesas e número de pessoas do agregado familiar.

Venha Fazer Uma Visita

Um sítio de confiança!

Venha conhecer a nossa Creche, Jardim de Infância e CATL.

Um lugar onde todas as crianças recebem os mesmos abraços e onde todos são iguais aos nossos olhos e no nosso coração.

Se vem trazer e buscar os seus filhos ou se, simplesmente, quer conhecer-nos, é sempre bem-vindo a qualquer hora.

Faça o favor de entrar, será recebido com um sorriso, numa das melhores creches e jardins-de-infância do País!

Guia e Regulamento

A Creche, o Jardim de Infância e o CATL dispõem de um guia-regulamento que permite aos pais conhecerem melhor as condições de acesso e o funcionamento dos nossos serviços da infância.

Podem consultar este documento, disponibilizado em PDF, como forma de conhecerem um pouco mais sobre a forma como estamos organizados.

Infância: Outros Links

 

Saber Escolher

 

Pedagogia

 

Alimentação

 

Atividades

 

Salas

 

Galeria